sábado, 26 de maio de 2012


Curso: Introdução a Educação Digital - 40 horas.

Unidade: IV

Atividade: Projeto de Interação de Aprendizagem

Nome: A Magia da Contação de Historias

Escola: CMEI Maria do Socorro Bôas

Formadores: Jenúzia e Josiana

Público Alvo: Crianças de 01 a 03 anos

Equipe: Joel Gonçalves Siqueira

              Márcia de Jesus Silva

              Maria Alice da Silva Almeida

              Maria Sirley Silva Dias

              Maria Sivone Alves Silva

              Marisa Simão de Souza

              Marley Renata Vieira Avelar

              Karla Christiane Silva Caires



1-    Justificativa:



                A educação Infantil constitui um período de fundamental importância para o desenvolvimento humano, ocorrendo nessa fase da vida inúmeras transformações, de ordem cognitiva, biológica, mental,física ,social e cultural que podem corresponder tanto de forma positiva ,quanto negativa no processo de formação  humano e individual de cada um.

                 Dessa forma para que a aprendizagem e em conseqüência o desenvolvimento aconteçam de forma efetiva e precisa e positiva é preciso que haja estímulos por parte da família ,escola e sociedade .Esta por sua vez encontra –se marcada pela violência ,desigualdade social  e inúmeros  conflitos sociais ,culturais ,étnicos  e raciais.

                A criança como sujeito principal em seu processo de aprendizagem precisa ser estimulada através de atividades que favoreçam a manifestação de idéias, expressões de fantasias, instiguem a curiosidade e a imaginação.

               A linguagem oral utilizada através da contação de historias contribui para que a criança possa libertar-se dos conhecimentos sistematizadas muitas vezes impostas pelo sistema e favorecer a impressão de sua individualidade criativa na relação pessoais abjetos e pessoas com as quais convive.

              Assim a escolha desse tema justificou-se pela necessidade de trabalhar com um recurso didático que estivesse próximo da realidade infantil, sendo que as histórias são instrumento rico no desenvolvimento da linguagem oral e da criatividade da criança ,ao mesmo tempo que  propicia  o contato com  o lúdico proporcionando ao educando  uma viagem por  lugares mágicos habitados por  personagens  fantásticos desenvolvendo  assim ,o encanto e a fantasia.

2-    Definição e caracterização do problema( teórico e/ou prático)



·         Por que trabalhar com contação de historias na educação infantil?

·         Como trabalhar a criatividade, a imaginação e a comunicação através da contação de historia?

·         Em que o trabalho com o lúdico utilizado nas historias infantis contribui para o processo de formação das crianças?



3-    Objetivo principal:



·         Desenvolver a criatividade, imaginação, comunicação, sensibilidade e a manifestação de idéias através da contação de historias.





4-    Objetivos Específicos:



·         Ampliar o universo das historias infantis;

·         conhecer diversos tipos de historias, contos de fadas, fábulas, contos;

·         enriquecer e ampliar vocabulário;

·         desenvolver a oralidade e o habito de ouvir com atenção;

·         desenvolver a expressão verbal e corporal;

·         desenvolver a imaginação e o raciocínio;

·         reconhecer normas de cooperação e respeito;

·         respeitar a diversidade desenvolvendo atitudes de ajuda, colaboração e amizade;

·         dramatizar historias contadas;

·         representar historias através de desenhos;

·         confeccionar personagens utilizando diversos materiais( sucata, papel, EVA);

·         trabalhar conceito matemático: maior e menor;

·         ouvir historias utilizando recurso tecnológico ( CDs de historias infantis, Micro – System );

·         fazer reconto de historia para confecção de livro;

·         identificar os animais das historias e suas características;

·         desenvolver atividades de forma lúdica propiciando momentos de integração. Lazer e comunicação;

·         identificar e comparar as características pessoais relacionadas aos personagens;

·         despertar a sensibilidade através da música;

·         desenvolver habilidades artísticas através de atividades de pintura, colagem etc;

·         exposição dos trabalhos e atividades desenvolvidas.





5-    Conteúdos curriculares e disciplinas envolvidas



   Português:



·         Produzir reconto da historia;

·         Linguagem oral;

·         Texto coletivo.

          

              Matemática:

·         Conceito matemático: Maior e menor.

             Ciências:

·         Características dos animais.



              Artes:

·         Atividade de colagem; pintura; fantoche; confecção do boneco dos personagens e materiais para dramatização, auditório e exposição; dramatização; música.



6-    Plano de ações ( definição das ações necessárias e da ordem de exceção das ações, tempo dedicado a cada ação, atores envolvidos e subprodutos esperados):

 

   Ação 1

 

        Descrição: Aula expositiva dialogada, contação de historia infantil, música,

pintura.

        Tempo previsto: 01 semana



     Atores envolvidos: Alunos, professores, direção e equipe pedagógica.



     Subproduto:

·        Ampliar o universo das historias infantis;

·        Desenvolver a oralidade e o hábito de ouvir com atenção;

·        Enriquecer e ampliar o vocabulário;

·        Despertar a sensibilidade através da música.



Ação 2



     Descrição: Aula expositiva dialogada, reconto, filme de historia infantil, colagem, atividade de matemática( maior e menor), música, confecção de livrinho.



     Tempo previsto: 01 semana



     Atores envolvidos: Alunos, professores, direção e equipe pedagógica.



     Subproduto:

·         Conhecer diversos tipos de historias, contos de fadas, fábulas, contos;

·         Desenvolver a imaginação e o raciocínio;

·         trabalhar conceito matemático: maior e menor;

·         desenvolver habilidades artísticas através de atividades de pintura, colagem etc.

·         despertar a sensibilidade através da música;

·         fazer reconto de historia para confecção de livrinho;



Ação 3



     Descrição: Aula expositiva dialogada, apresentação de fantoche; desenho ( ilustração de historia ); contação de historia utilizando tecnológico ( CDs de historia infantis, Micro System ); atividade de pintura ( animais ).

     Tempo previsto: 01 semana



     Atores envolvidos: Alunos, professores, direção e equipe pedagógica.



     Subproduto:



·         Respeitar a diversidade desenvolvendo atitudes de ajuda, colaboração e amizade;

·         representar historias através de desenhos;

·         ouvir historias utilizando recurso tecnológico( CDs de historia infantis, Micro – System);

·         identificar os animais da historia e suas características;

·         identificar e comparar as características pessoais relacionadas aos personagens.





Ação 4



     Descrição: Aula expositiva dialogada; atividade de pintura; confecção e organização de materiais; auditório; dramatização; exposição.



     Tempo previsto: 01 semana



     Atores envolvidos: Alunos, professores, direção e equipe pedagógica, pais e comunidade.



     Subproduto:

·         Dramatizar historias contadas;

·         Confeccionar personagens utilizando diversos materiais ( sucata, papel, EVA);

·         Desenvolver atividade de forma lúdica propiciando momento de integração, lazer e comunicação;

·         Exposição dos trabalhos e atividades desenvolvidas.



7-    Tempo total de realização do projeto:

                        20 dias (4 semanas );



8-    Material total de realização do projeto:

               DVD, TV, caixa de papelão, papel colorido, cartolina, cola, fita adesiva, durex colorido, tesoura, lápis de cor, papel chamex, EVA colorido, Tnt colorido, fantoche.



9-    Fontes de pesquisa:



Internet, jornal, revistas e livros.





10-  Forma(s) de avaliação ( ao longo do projeto e ao final do projeto ):

Será observado com especial atenção a participação de cada aluno tanto nos trabalhos individuais como nos coletivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário